Presidente da Petrobras se explica no Senado

14 de maio de 2009 at 6:45 pm Deixe um comentário

cpiPor Flávia Ferreira
“A CPI é um instrumento para analisar fato concreto. Uma CPI que investiga sem fatos concretos é uma CPI que permite servir como palco para grandes denúncias de tudo que pode acontecer”, disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a jornalistas durante visita ao Senado. Essa declaração veio em resposta ao desejo do Senado de instaurar uma CPI que investigasse a Petrobras. Segundo denuncias da imprensa, a estatal teria feito manobras contábeis para economizar 4 bilhões de reais no pagamento de impostos, conforme denúncia da imprensa.
Mesmo com as acusações, o presidente disse que essa comissão poderia trazer resultados negativos para a empresa. “Isso é coisa que tem consequências muito negativas para a Petrobras e para qualquer empresa, qualquer cidadão. As consequências de uma CPI sem fato concreto são muito graves”, reiterou.

Partindo desse pressuposto, a oposição no Senado decidiu abolir a instalação da CPI. Outrora, os senadores convocaram o presidente da Petrobras para explicar supostos procedimentos irregulares da empresa com o pagamento de impostos e fraudes em licitações. No entanto, Gabrielli nega que a empresa tenha realizado essas manobras e se disse disposto a prestar todo e qualquer esclarecimento. “O que fizemos não foi diferente de uma antecipação. É como, por exemplo, a restituição do Imposto de Renda para a pessoa física”, argumentou.

Anterior a votação, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que é possível evitar a investigação parlamentar. “Nem sempre CPI é solução para tudo. Se o que se quer saber é informação concreta, isso pode ser feito em audiência pública em que o presidente da Petrobras comparece e responde a todas as perguntas”, disse Lobão após encontro com Lula. Acrescentou ainda que uma CPI pode prejudicar a imagem da Petrobras no exterior.

Anúncios

Entry filed under: Política.

Igualdade em discussão Carlos Minc defende classificação da homofobia como crime

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Tópicos recentes

Agenda

maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: