Teatro do Oprimido perde seu fundador

3 de maio de 2009 at 1:42 pm 3 comentários

Augusto Boel morre na madrugada deste Sábado

020630348-fmmp00

Por Flávia Ferreira
Foto: André Teixeira (O Globo)

Morre, na madrugada deste sábado (2), um dos maiores dramaturgos brasileiro. Augusto Boal, percursor do teatro do oprimido, que alia o teatro à ação social, suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, morre de insuficiência respiratória. Aos 78 anos, Boel inspirou legiões com a arte pela qual era apaixonado, o teatro. Ele fundara também o Centro de Teatro do Oprimido (CTO-Rio), em 1986. O corpo do diretor está sendo cremado nesse momento, no Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio.

De acordo com as informações prestadas pelos parentes, ele sofria de leucemia e por isso estava internado no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Samaritano, em Botafogo.

O presidente lula, em nota, prestou seu pesar pela morte do diretor teatral e dramaturgo Augusto Boal. “Por sua importância para o teatro contemporâneo, no Brasil e no mundo, seu papel de expoente do Teatro de Arena, em São Paulo, e de fundador do revolucionário Teatro do Oprimido, Boal inspirou diferentes gerações, no nosso país e no exterior”, afirma a nota. Acrescentou ainda que Boal deixará uma marca que jamais será esquecida, além do exemplo de um companheiro que dedicou sua vida transformação social por meio da arte.

Além de lula, outros ícones do teatro e da cultura brasileira lamentaram dada morte, como o diretor de teatro Aderbal Freire-Filho, o compositor Juca Chaves e a atriz Eva Wilma. Segundo depoimento prestado para o G1, Aderbal Freire-Filho disse que Boal foi o mestre de todos.

“Boal foi o mestre de todos nós, é o artista que universaliza o teatro brasileiro. O reconhecimento que o teatro brasileiro pode ter no exterior, e tem, começa com Augusto Boal. A qualidade, a profundidade, a humanidade do teatro dele que possibilita isso. Não por acaso seus livros são traduzidos em tantos idiomas e ele é o mestre que é. Para mim ele era um amigo querido, mestre e imortal”, disse Aderbal.

Além dele, o ministro de Saúde, José Temporão, também fez questão de prestar sua homenagem: “Augusto Boal foi um símbolo, no mundo inteiro, do intelectual generoso que abre caminhos, através da arte e da coragem, para enfrentar a desigualdade que marcou, historicamente, a sociedade brasileira. Fez isso também na saúde pública, levando o Teatro do Oprimido aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Tornou protagonista do grande teatro da cena pública os pacientes mentais pobres, duplamente excluídos pelo estigma e pela pobreza. Compartilho com seus familiares e amigos o sentimento de tristeza nessa hora e a homenagem de todos nós”.

Anúncios

Entry filed under: Cultura.

MIL Crônicas de Jabor

3 Comentários Add your own

  • 1. Rogério Martins  |  4 de maio de 2009 às 9:12 am

    Olá, Flávia!
    Li seu post sobre o Boal. Ficou bem legal, a cultura brasileira sentirá falta do criador do teatro do Oprimido.
    Minha mãe e tios chegaram a conhecê-lo, ainda na década de 1950, quando eram todos jovens e vizinhos na Penha, subúrbio do Rio. Segundo ela, Boal era um rapaz muito simpático e estudioso. Não é à toa que conseguiu chegar onde chegou!

    Um abraço!
    Rogério

    Responder
  • 2. FC Pinheiro  |  4 de maio de 2009 às 12:23 pm

    Obrigada por sua visita. Tem uma grande importância no que sou hoje. Boal foi o grande mestre da dramaturgia. Imagino que sua familia tenha sentido muito essa morte…

    Abraços
    Flávia

    Responder
  • 3. Álvaro Riveros  |  5 de maio de 2009 às 5:20 pm

    Querida, que bom que vc se preocupa destas obraws primas do pensamento.

    um beso grande.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Tópicos recentes

Agenda

maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: