Projeto de lei que regulamenta a profissão do DJ causa polêmica

1 de março de 2009 at 12:01 am 5 comentários

djProjeto de lei que propõe a regulamentação da profissão de DJ, vem sendo fonte de polêmicas no meio. Este projeto é de autoria do senador Romeu Tuma (PTB-SP) e é composto por dezenas de artigos. Dentre os pontos que têm motivado controvérsia entre profissionais do setor estão:

  • o que condiciona o exercício da atividade de DJ a um registro prévio na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho (art. 4º e 5º);
  • o que determina ao profissional a apresentação de diploma de curso profissionalizante reconhecido pelo MEC ou pelo sindicato da categoria, além de um atestado de capacitação profissional fornecido pelo sindicato (art. 6º);
  • o que prevê a participação de 70% de DJs nacionais quando um evento escalar um DJ estrangeiro (art. 25º).

Segundo o paulista Magal, 43, que há 25 tira seu sustento nunca fez curso para aprender a profissão, embora seja professor de discotecagem no no curso de Produção Musical da Faculdade Anhembi Morumbi. “Um DJ não precisa ter diploma para tocar. Conheço muita gente que nunca fez escola de DJ e que sabe tocar muito bem. A esta altura, não preciso fazer aula para aprender a discotecar”, disse ele, contrário a esta medida. No entanto, assim como uma moeda, os pensamentos também são diversos, esse é o caso de Bunnys, DJ há 18 anos.

“Ninguém ainda entendeu a lei como ela efetivamente é. Mas é um ponto positivo para a profissionalização do negócio. Talvez ajude a sociedade a entender que ser DJ é uma profissão, não é um oba-oba. Por esse lado, a lei é muito importante. E serve para criar um vínculo empregatício com as empresas. Dá uma segurança maior para o DJ”, diz ele em apoio ao projeto.

Em contraponto, a vereadora paulistana Soninha Francine (PPS), escreveu em seu site: “No caso dos DJs, cuja atuação é essencialmente prática, com formação nas ruas, chega a ser um tanto esdrúxula a exigência de ´diploma´. O legislador, a pretexto de regulamentar, soterra a graça e a beleza de uma atividade artística que nasce da transgressão e cresce por meio da prática um tanto anárquica”, disse ela. O projeto de lei 740, de 2007, já passou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, e teve como relatora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).

O projeto passará por votação no plenário do Senado. Se aprovado, vai para a Câmara dos Deputados. Se aprovado, vai para sanção do presidente.

Anúncios

Entry filed under: Política. Tags: , , , .

ANP vende mais de 300 milhões de litros de biodiesel Rio de Janeiro tem queda de Inflação

5 Comentários Add your own

  • 1. Anderson Ramos  |  2 de março de 2009 às 9:33 am

    Li sobre isto no jornal. Acho importante para regularizar, mas também muitos outros pontos devem ser revistos. Ser Dj não é estudar e conseguir um diploma é quase como um dom.

    Responder
    • 2. FC Pinheiro  |  3 de março de 2009 às 12:27 am

      É isso que muitos Dj falam e por isso dessa polêmica, eu, particularmente, sou contrar essa hitória de um DJ ter diploma.

      Responder
  • 3. DJ Luciano  |  3 de julho de 2009 às 10:16 pm

    Essa de diploma eu discordo, como q fica esses q tocam a mais de 20 anos e aprenderam na raça, sem precisar de curso.

    Responder
  • 4. joão porto filho  |  3 de julho de 2009 às 10:24 pm

    olha eu acho o seguinte……ser dj é um dom e ñ um papel….oq q eu acho q deveria ser feito era tirar os sonoplastas q disem ser dj!! tipo……tem dj q num sabe nem um tempo de uma musica e diz ser dj……outros usam computadores para casarem as batidas,mas o tempo tá tudo fora e ainda não cobram o valor justo…….esses sim deveriam sair fora……..eles empatam o trabalho dos djs proficionais…..acho q isso q deveria ser feito…..chega para um dj desses e pergunta o tempo,contra tempo,barra ou compaço de uma musica para ve se eles sabem.pra finalizar……DJ NÃO PRECISA DE DIPLOMA.

    Responder
  • 5. FC Pinheiro  |  7 de julho de 2009 às 7:54 am

    Corcordo plenamente com o que falaram meninos

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Tópicos recentes

Agenda

março 2009
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos


%d blogueiros gostam disto: